terça-feira, 4 de maio de 2010

Ocupação Casa do Estudante UFRGS pelas Mulheres 29/04/1980



SOBRE O MOVIMENTO PELA ENTRADA FEMININA NA CEU DOS ANOS 80
Rualdo Menegat

O movimento pela entrada das mulheres na Casa do Estudante Universitário da UFRGS gerou uma das maiores discussões sobre costumes na história de Porto Alegre no início dos anos 80. Por meio de uma reivindicação simples à visita de mulheres numa casa de estudantes, esse movimento mostrou toda a perversidade cotidiana que reinava na universidade e na sociedade nos anos de chumbo: os colegas dedos-duro convivendo sob o mesmo teto, as associações estudantis pelegas, a hipocrisia e o descaso das autoridades universitárias, o autoritarismo fora de controle, o preconceito contra a mulher...

O movimento, contudo, conseguiu ir muito além da reivindicação: de forma criativa, contagiou a todos e a todas e aprofundou a discussão sobre repressão sexual na juventude, modo de vida e liberdade. Desafiando o poder das baionetas, tornou-se um paradigma no Brasil e, em pouco tempo, foi derrubada qualquer restrição à entrada feminima ou masculina nas casas de estudantes brasileiras. Mas, fundamentalmente, mostrou que era possível derrotar o terror e o medo com a união de tod@s. Que era possível sonhar e realizar o sonho em plena ditadura militar.

Foi um acontecimento todo ele bonito. Exemplar. Vigoroso. Revolucionário. Que sinalizou como a vida poderia ser diferente quando não há autoritarismo e repressão. Quando respeitamos o outro sem preconceito e com toda a humanidade que nos é possível.


Nenhum comentário: