terça-feira, 27 de abril de 2010

30 Anos de Ocupação da CEU pelas Mulheres

No dia 29 de abril deste ano completam-se os 30 anos em que as mulheres ocuparam a Casa do Estudante Universitário como forma reivindicar o direito à moradia. Até então, todas as vagas da Casa restringiam- se a pessoas do sexo masculino. A possibilidade de entrada das mulheres na CEU é um marco histórico nesta universidade, precedida de mobilização e luta para sua concretização. Na intenção de rememorar esse período e como forma de fomentar um debate sobre as questões de gênero no ambiente acadêmico, o Coletivo de Mulheres UFRGS comunica que está organizando uma atividade alusiva à entrada das mulheres na CEU no dia 29 de abril, às 19 horas na Sala X da Casa do Estudante. Na ocasião, será exibido um documentário da época, seguido de um debate com ativistas que organizaram e participaram do ato.

Até lá!



domingo, 18 de abril de 2010

Entre as linhas da História: Mulheres e Feminismos

O Centro Acadêmico de História da UFRGS e o Coletivo de Mulheres UFRGS convidam:

Curso de extensão: Entre as linhas da História; Mulheres e Feminismos

Dias 27 e 28 de abril no Campus do Vale/UFRGS - Bento Gonçalves nº9500, no prédio do IFCH

Curso com entrada franca, para quem quiser certificado (16h) o custo é R$5,00

INSCRIÇÕES:
Enviar para chist.ufrgs@gmail.com um e-mail com as seguintes informações:
Nome:

RG:

Data de Nascimento:

Nº do cartão da UFRGS (caso seja da instituição):


PROGRAMAÇÃO:

27 de abril (terça-feira)

Turno da Noite (18h30min - 22h) - Miniauditório IFCH
Mesa de abertura: Feminismos
  • Feminismos no Brasil contemporâneo – Natalia Pietra Méndez (Doutora em História/UFRGS, Profª UCS)
  • Gênero, Poder e Feminismo – Alinne de Lima Bonetti (Doutora em Ciências Sociais/UNICAMP, Profª UFRGS)

28 de abril (quarta-feira)

Turno da Manhã (8h30min - 12h) - Multimeios IFCH
Mesa redonda: Movimentos sociais, violência de
gênero e feminino na mídia: olhares
  • As mulheres na atualidade e nos movimentos sociais – Saraí Fátima Brixner (Integrante do Movimento Pequenos Agricultores – MPA/Via Campesina)
  • Violências de gênero e direitos da mulher – Teresinha Maria Woelffel Vergo (Mestre em Sociologia/UFRGS)
  • Construções de feminino na mídia - (Jane Felipe de Souza, Pós-Doutora em Cultura Visual/Universidad de Barcelona, Profª UFRGS)
Meio-dia (12h) - CHIST - IFCH
Almoço coletivo

Turno da tarde (14h– 18h) - CHIST - IFCH
Debate e Oficinas
  • 14h às 16h: Chimarrão e debate – “Lugar de mulher é aonde??”
  • 16h às 18h: Oficinas paralelas
· Stencil
· Filtro dos sonhos
· Olho de Deus
· Camisetas coloridas

Turno da Noite (18h30min - 22h) - Pantheon - IFCH
Filme comentado: As Horas (The Hours, Stephen
Daldry, 2002)
  • Gênero e Sexualidade em As Horas - Franciele Becher (Mestranda
em História Social/UFRGS) e Linara Segalin (Mestranda em História
Social/UFRGS)

Organização: GT de Extensão CHIST 2010 – Gestão “É Só Chegar!”
Apoio: Coletivo de Mulheres da UFRGS

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Reflexões cotidianas para o cotidiano


- Mas eu não sou machista! É que tu estás vendo alguma outra mulher aqui pra fazer o café?

Quando as situações não são levadas mais a fundo, quase ninguém percebe as desigualdades...
Por que cabe à mulher servir o café? Por que servir café é, majoritariamente, um trabalho destinado à mulher? E se ocupamos cargos iguais aos dos homens e com a mesma carga horária, nossos salários também são iguais aos deles? E nesse caso, a quem será pedido um café? E as mulheres negras, terão as mesmas oportunidades das mulheres brancas?

Esses tempos fui a uma reunião do Conselho Universitário da UFRGS, espaço em que se decidem os rumos da Universidade, espaço que já enalteceu a mulher e a sociedade, que agora possui homens e mulheres trabalhando fora de casa. Espaço que enalteceu, também, as ações afirmativas na Universidade (que na minha opinião merecem todo apoio). Mas, olhando para as pessoas que presidiam o CONSUN, enxerguei apenas homens; olhando para os conselheiros, enxerguei homens e mulheres; olhando para quem servia água e café, enxerguei uma mulher negra. A única pessoa que servia às demais era uma mulher, a única pessoa negra na sala servia às demais.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Mujeres en Escena/Transgredir el escenario - Un acercamiento a las artistas en el Teatro Solís: 1856-1947


Exposição no Teatro Solís - Montevideo

"Por qué una historia de las mujeres? Más bien, por qué una exposición sobre artistas mujeres? Será que la historia artística debe separar la creación según sea obra de mujeres o de hombres? Hay toda una bibliografía al respecto de la necesidad de (re)construir una historia de las mujeres y, por otro lado, otro tanto sobre el debate de capturar "lo efímero" de las artes de la representación. Las huellas que quedan en un libreto, un programa, una fotografía o una filamción no son el arte en sí, sino rastros de lo que fue la escena en vivo, ya sea representada, pensada, en fin, llevada adelante por hombres o por mujeres."*


*Por que uma história de mulheres? Ou melhor, por que uma exposição sobre artistas mulheres? Será que a históira artística deve separar a criação segundo seja uma obra de mulheres ou de homens? Há toda uma bibliografia a respeito da necessidade de (re)construir uma história de mulheres e, por outro lado, outro tanto sobre o debate de capturar "o efêmero" das artes da representação. As pegadas que ficam num libreto, num programa, numa fotografia ou numa filmagem não são a arte em si, mas rastros do que foi a cena ao vivo, seja representada, pensada, enfim, levadaadiante por homens ou por mulheres.

**Foto de Margarita Xirgu, atriz espanhola que atuou nos palcos do Teatro Solís.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ATO na Reitoria - Sexta (09/04) às 8h!

Passados os dois debates públicos que serviram para ampliar a discussão sobre o Parque Tecnológico, chegamos a um momento crucial. Na próxima sexta-feira (09/04) será apreciado o mérito do projeto do Parque Tecnológico no Conselho Universitário. De um lado estarão aqueles que defendem um projeto totalmente subordinado as leis de mercado e do outro os que defendem um Parque Tecnológico sob domínio público, que não aprofunde ainda mais a privatização da Universidade.

Infelizmente essa decisão será tomada por um Conselho que não representa a diversidade da Comunidade Acadêmica, pois mantém a composição arcaica baseada na super-representação de um único segmento (70% do CONSUN é composto de professores). Mas estaremos lá nos fazendo ouvir, com panfletos, cartazes e no rufar dos tambores. É hora de desfraldar nossas bandeiras novamente e garantir as mudanças que foram demandadas pela Comunidade nos debates públicos!

Coletivo LGBT UFRGS - Cinema e Homossexualidades

(Clique na imagem para ampliá-la.)

A mostra de cinema promovida em parceria entre o Coletivo LGBT da UFRGS e a Sala Redenção será uma atividade de extensão e, como tal, gerará créditos aos(às) participantes. As sessões têm entrada franca e a atividade também dará direito a certificados pelos quais será cobrada a taxa regular da UFRGS.

Para conseguir os créditos e o certificado, será necessário participar das sessões comentadas que acontecerão durante a mostra. Confira no cartaz a programação das sessões comentadas e agende-se!